domingo, 1 de fevereiro de 2015

Ouro Preto - Glaura


À esta altura, nós já tínhamos rodado +ou- uns 100 km, pra chegar em Ouro Preto. Mas era só o início da jornada. E também à esta altura, a emoção por estar realizando um sonho, um pouco de apreensão, algum medo do Niva nos deixar na mão (apesar de todo cuidado na revisão) e a ansiedade por estar botando o pé - ou o pneu -  na estrada se misturam. Para nós este foi o pior trecho, pois tivemos algumas dificuldades. E atribuo esta sensação de ter sido o pior trecho aos seguintes motivos:

- Este mix de sensações que falei acima. É bom, mas é ruim.
- A estrada não está péssima a ponto de ser uma trilha, mas também não é o melhor trecho da ER. Eu realmente não esperava, e nem queria moleza, senão iria pelo asfalto. Eu queria mesmo era ver do que o Niva era capaz (ainda não tinha o sujado, desde que o comprei). Mas a estrada desta maneira também não é a melhor maneira de receber viajantes cabaços como nós (risos).
- Não estávamos com a visão aguçada para os marcos. Você vai perceber que com o passar do tempo seu olho vai se transformar num radar de marcos da ER. Você vai começar a vê-los de longe, escondidos, sujos, caídos, camuflados... Mas não agora...
- Também leva-se algum tempo para ficar íntimo da planilha. Ela é facílima de ler. Mas TODAS as informações nelas são úteis. E você vai precisar de um tempo para poder trabalhar com todas.
- Não estávamos marcando a distância entre um marco e outro. Este é um dos macetinhos que considero mais importante para o sucesso da viagem pela ER. E neste primeiro trecho nós não tivemos esta maldade. Funciona assim: Ao passar por um marco, a navegadora canta a distância para o próximo, e você marca no hodômetro, Isso é bom por vários motivos:
     * Dá noção de distância. Evita de ficar naquela: "já deveria ter passado o marco não?"
     * Evita erros, pois na planilha vai estar "bifurcação à direta" e você vai saber que ela vai estar a 1 km, e se acontecer de ter uma bifurcação à 500 mts, você saberá que não é ela.
     *Evita desvios longos. Se passar muito da distância calculada e você não ver o marco, você pede pela próxima distância e calcula de novo. Pode acontecer de não ter um marco e a planilha falar que tem. Mas dois, três marcos seguidos não acontece (se acontecer a planilha avisa). Se acontecer você está no caminho errado.
- Não sei se era nossa inexperiência, ou se realmente a estrada não é bem sinalizada, ou se o posicionamento dos marcos não é claro, mas nos perdermos.
- O Niva ficou extremamente fraco, pedindo reduzida para qualquer morrinho.

Por esta série de motivos, acabamos nos perdendo logo no primeiro trecho, e mais ou menos no meio do caminho tem alguns arraialzinhos, e por lá estava passando um senhor numa Frontier, ao qual pedimos informações. Ele se prontificou e disse que estava indo para Glaura, que o acompanhássemos. Até tentamos, mas ele sumiu. Ao tentar acompanhá-lo, numa decida, o Niva começou a querer sair de traseira devido à velocidade que estávamos imprimindo para não perde-lo de vista. Aí achamos melhor deixá-lo ir, mas de toda forma nos ajudou a reencontrar os marcos (você vai perceber que se fica muito, mas muito feliz, ao se ver um marco, principalmente se faz tempo que não os vê). 

Amigo, é preciso ter calma. Se o coração for fraco e vontade rasa, você desiste e volta pra casa. Carro fraco, perdido, e pra completar, essa soma de fatores acaba azedando o clima um pouco. A incerteza começa a querer tomar conta da vontade de ver onde aqueles marcos vão terminar. E te falo, se a minha vontade de fazer esse caminho não fosse tão grande, e a fé e companherismo da minha digníssima também. Eu tinha voltado pra casa. Mas depois dessa peleja inicial finalmente chegamos em Glaura!!!

A cidade é minúscula. Mas é charmosinha. Acredito que o turismo religioso seja o forte de lá. Mas a principio não nos pareceu que devíamos gastar muito tempo ali.

É muito bom! Ver a igreja da cidade e saber que a primeira etapa já foi. Não só pelo desafio em si. Mas pela alegria de saber que era a ER que de fato estávamos nela. Isto serviu para renovar as forças e aumentar o gás para Santo Antônio do Leite. Nossa próxima parada!








2 comentários:

  1. Caro Tiago, parabéns pela aventura e pelos textos !

    Eu sou de Bh mas vivo em SP há muitos anos, já fiz muitos rallies e algumas trilhas e estou planejando fazer a ER saindo de Paraty até Diamantina no mês de Agosto.
    - Você pode me informar onde conseguiu a planilha de navegação da ER que voce mencionou no texto ?

    Desde já agradeço sua ajuda e espero que você continue contando sua aventura!
    Atenciosamente,
    Pedro Salles

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    1. Olá Pedro, 90% de toda informação que usei, inclusive as planilhas estão no site estradareal.tur

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