- Este mix de sensações que falei acima. É bom, mas é ruim.
- A estrada não está péssima a ponto de ser uma trilha, mas também não é o melhor trecho da ER. Eu realmente não esperava, e nem queria moleza, senão iria pelo asfalto. Eu queria mesmo era ver do que o Niva era capaz (ainda não tinha o sujado, desde que o comprei). Mas a estrada desta maneira também não é a melhor maneira de receber viajantes cabaços como nós (risos).
- Não estávamos com a visão aguçada para os marcos. Você vai perceber que com o passar do tempo seu olho vai se transformar num radar de marcos da ER. Você vai começar a vê-los de longe, escondidos, sujos, caídos, camuflados... Mas não agora...
- Também leva-se algum tempo para ficar íntimo da planilha. Ela é facílima de ler. Mas TODAS as informações nelas são úteis. E você vai precisar de um tempo para poder trabalhar com todas.
- Não estávamos marcando a distância entre um marco e outro. Este é um dos macetinhos que considero mais importante para o sucesso da viagem pela ER. E neste primeiro trecho nós não tivemos esta maldade. Funciona assim: Ao passar por um marco, a navegadora canta a distância para o próximo, e você marca no hodômetro, Isso é bom por vários motivos:
* Dá noção de distância. Evita de ficar naquela: "já deveria ter passado o marco não?"
* Evita erros, pois na planilha vai estar "bifurcação à direta" e você vai saber que ela vai estar a 1 km, e se acontecer de ter uma bifurcação à 500 mts, você saberá que não é ela.
*Evita desvios longos. Se passar muito da distância calculada e você não ver o marco, você pede pela próxima distância e calcula de novo. Pode acontecer de não ter um marco e a planilha falar que tem. Mas dois, três marcos seguidos não acontece (se acontecer a planilha avisa). Se acontecer você está no caminho errado.
- Não sei se era nossa inexperiência, ou se realmente a estrada não é bem sinalizada, ou se o posicionamento dos marcos não é claro, mas nos perdermos.
- O Niva ficou extremamente fraco, pedindo reduzida para qualquer morrinho.

Amigo, é preciso ter calma. Se o coração for fraco e vontade rasa, você desiste e volta pra casa. Carro fraco, perdido, e pra completar, essa soma de fatores acaba azedando o clima um pouco. A incerteza começa a querer tomar conta da vontade de ver onde aqueles marcos vão terminar. E te falo, se a minha vontade de fazer esse caminho não fosse tão grande, e a fé e companherismo da minha digníssima também. Eu tinha voltado pra casa. Mas depois dessa peleja inicial finalmente chegamos em Glaura!!!
A cidade é minúscula. Mas é charmosinha. Acredito que o turismo religioso seja o forte de lá. Mas a principio não nos pareceu que devíamos gastar muito tempo ali.
Caro Tiago, parabéns pela aventura e pelos textos !
ResponderExcluirEu sou de Bh mas vivo em SP há muitos anos, já fiz muitos rallies e algumas trilhas e estou planejando fazer a ER saindo de Paraty até Diamantina no mês de Agosto.
- Você pode me informar onde conseguiu a planilha de navegação da ER que voce mencionou no texto ?
Desde já agradeço sua ajuda e espero que você continue contando sua aventura!
Atenciosamente,
Pedro Salles
Olá Pedro, 90% de toda informação que usei, inclusive as planilhas estão no site estradareal.tur
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